Secretaria de Agricultura amplia atendimento veterinário

AGRICULTURA Publicado em 01/06/2020 às 14:37 - Atualizado em 04/06/2020 às 11:10

Profissional fará um estudo técnico da propriedade, focando na melhora da rentabilidade e produção local

Inicia hoje o cadastramento aos produtores que queiram receber em suas propriedades o atendimento do profissional de veterinária do Governo Municipal. A ação da Secretaria de Agricultura pretende, através do atendimento preventivo nas propriedades, aumentar a rentabilidade e produção local.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Designado, Luis Carlos Dantas entre as culturas do município, a produção leiteira é a principal fonte de renda agropecuária do município, sendo assim, algumas medidas tanto preventivas quanto de planejamento, auxiliam na melhor gestão da produção.

“O atendimento abordará o planejamento da dieta dos bovinos, a qualidade do leite se atentando as normativas exigidas. Será abordada a prevenção de doenças, para que se reduza as perdas de animais, principalmente relacionados a hipocalcemia e amarelão. Queremos também programar o sistema reprodutivo do cartel, para organizar a quantidade de alimentos disponíveis e necessárias”, comenta Luis.

Outra abordagem é o enfoque na criação de bezerras, que em muitas propriedades é deixada de lado, e que segundo Luis, pode no futuro ser produtiva na propriedade. São Domingos possui cerca de 500 famílias que vivem da produção de leite.

“Se essas famílias estiverem bem, além de aumentar o faturamento delas, também retorna mais ao município, com maior movimentação financeira”, pontua.

As inscrições para atendimento iniciaram hoje (1) e seguem até dia 30 de junho. As famílias interessadas podem entrar em contato por telefone 3441 8201 ou diretamente na Secretaria de Agricultura.