Município oferece consultoria e atendimento veterinário especializado aos produtores

AGRICULTURA Publicado em 19/06/2020 às 18:00 - Atualizado em 23/06/2020 às 16:54

Em busca de ampliar as possibilidades produtivas das propriedades do interior, o Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, está desenvolvendo um trabalho de consultoria veterinária especializada. A ação visa o fortalecimento das propriedades do município e presta apoio aos produtores para melhor gestão de insumos, melhora genética, ralação entre custo e produção, entre outros itens que podem ser alavancados em cada propriedade.

O veterinário Luan Eduardo Marmentini, realiza a visita aos produtores, faz uma conversa para coletar as informações da propriedade, dúvidas e dificuldades, analisa o que pode ser melhorado e trabalha em conjunto com o produtor.

Idacir Natalino Berria e a esposa Marlene moram há 48 anos no distrito do Maratá e juntos cuidam de um plantel de 25 vacas leiteiras e de toda propriedade que tem como forte a produção de leite. Idacir comenta que o atendimento veterinário vem para complementar a propriedade e melhorar a produção.

“Nosso produto mais forte é o leite, mas plantamos o milho também e pasto para as vacas, estamos com 18 na ordenha que geram uma média de 22.6 litros por dia. O acompanhamento do veterinário é muito importante. Já temos o conhecimento do tempo de trabalho, mas a ajuda de fora é sempre bem-vinda, dá para aumentar a produção, questão de genética, entre outras coisas”, comenta.

Para Idacir, um dos assuntos que podem ser abordados e que fazem a diferença na produção é a questão da alimentação do animal, item que pretende se aperfeiçoar com as informações do profissional.

Os interessados em se cadastrar, podem entrar em contato pessoalmente na Secretaria de Agricultura, ou pelo telefone, 3443 0281 – ramal 218. O acompanhamento será mensal.