SAÚDE
Morte de primatas na região alerta para vacinação contra Febre Amarela
A Secretaria de Saúde de São Domingos recebeu da Vigilância Epidemiológica da Agência de Saúde de Xanxerê um alerta quanto ao risco de transmissão de febre amarela na região.
O falto se deve as várias mortes de primatas não-humanos registradas em Abelardo Luz, que faz divisa territorial com nosso município.
Segundo a secretária de saúde, Juliana Dutra do Prado todos os moradores devem verificar se possuem a vacina, ou procurar uma unidade de saúde com a Sala levando sua carteira de vacinação que as profissionais analisam e realizam a aplicação, se necessário.
“Além disso, pedimos que avisem imediatamente a secretaria de Saúde se encontrarem algum macaco morto, pois os macacos são sempre as primeiras vítimas desta doença”, explica.
Juliana ressalta que não são os macacos que proliferam a doença, mas sim, os mosquitos fêmeas silvestres dos gêneros Haemagogus e/ou Sabethes. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus. E devido a rápida proliferação, cerca de 3 a 5 km por dia de dispersão, a vacinação e prevenção deve ser intensificada.
Informações Relacionadas
Notícias
-
AGRICULTURA 16 abr
A prefeitura de São Domingos está trabalhando para diminuir os efeitos da estiagem.
-
OBRAS 15 abr
Secretaria de obras segue com várias frentes de trabalho.
-
SOCIAL 14 abr
No mês em que se comemora a Páscoa, muitas atividades continuam acontecendo como a entrega de lembranças e atividades.
-
COMUNIDADE 12 abr
Secretária de Obras trabalha em ritmo acelerado.