CMDCA promove teatro sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 09/05/2019 às 16:19 - Atualizado em 09/05/2019 às 16:20

Os adolescentes das escolas municipais e estaduais, da cidade e do interior, de São Domingos, participaram nesta quinta-feira (09), de um espetáculo teatral com o grupo Reminiscências, do Rio Grande do Sul, que abordou a importância da sensibilização e cuidado com as crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

A ação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Governo Municipal de São Domingos, contou com o apoio das escolas municipais e estaduais. Mais de 700 alunos, a partir do 5º ano, participaram do teatro e lotaram o auditório do Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi.

Para a secretária municipal de assistência social e presidente do CMDCA, Francismara Mariani, a ação é fundamental para sensibilizar os jovens quanto a importância de denunciar qualquer tipo de abuso ou exploração. “Muitas vezes, os casos de abuso, exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes ficam invisíveis. Isto porque, para estas crianças é muito difícil denunciar. Levando em conta que a maioria dos casos acontece dentro das próprias casas, a situação, fica ainda pior. Por isso, anualmente o CMDCA e o Governo Municipal vem promovendo ações de conscientização e empoderamento dos nossos jovens, para que eles se sintam seguros e denunciem”, destaca.

Francismara ainda ressalta que os professores, amigos e família devem ficar atentos a mudança de comportamento destas crianças e adolescentes. “É responsabilidade de todos prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, por isso precisamos ficar atentos e sempre que uma criança ou adolescente mudar de comportamento, ficar mais agressiva, mais quieta, buscar ajuda. Sempre é melhor prevenir. Temos que proteger nossas crianças e adolescentes”, afirma.