Conselho do Idoso e Governo Municipal promovem 3ª edição do Concurso de Fotografia

Publicado em 12/08/2019 às 15:29 - Atualizado em 12/08/2019 às 15:30

O Conselho Municipal do Idoso de São Domingos, em parceria com a secretaria de assistência social, lançou nesta segunda-feira (12), a 3ª edição do Concurso de Fotografia, que contempla as crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Este ano, o concurso traz o tema “Sabores da Vida”, valorizando a vida e a história dos idosos são-dominguenses.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de agosto. O concurso contempla crianças e adolescentes de seis a 17 anos dos SCFV da cidade e do interior. Na categoria kids/criança, podem participar crianças de seis a 12 anos e na categoria teen/adolescentes, podem se inscrever adolescentes de 12 a 17 anos.

No dia 19 de setembro, os inscritos participarão de uma oficina de fotografia com a fotografa são-dominguense, Lia Costa, que é parceria do concurso e irá fornecer todos os equipamentos necessários para a produção do material. As fotografias serão feitas durante o encontro entre os jovens e os idosos que fazem parte do SCFV no Parque Estadual das Araucárias.

A escolha dos ganhadores será através de uma comissão julgadora formada por integrantes do Conselho Municipal dos Idosos, servidores do Governo Municipal, a fotografa Lia Costa, entre outros. O resultado será divulgado no dia 21 de novembro, durante a Mostra Cultural do SCFV, e os vencedores levarão para casa uma bicicleta cada um.

A secretária de assistência social, Francismara Mariani, ressalta que a cada ano o concurso vem mostrando o talento das crianças e adolescentes são-dominguenses. “Esta ação vem dando ótimos resultados. Nas duas primeiras edições, as crianças e adolescentes se sentiram muito animadas e valorizadas, assim como nossos idosos, que puderam se ver nestas fotos e dividir um pouco da sua história com estes jovens e com a comunidade. O concurso promove a convivência entre jovens e idosos e, com certeza, estes momentos ficarão marcados na história de cada um deles”, explica.

Francismara destacou a importância de fortalecer os vínculos entre os jovens e a terceira idade. “Promover a integração e a troca de experiências entre as crianças, adolescentes e os idosos é uma forma de valorizar a nossa terceira idade e mostrar aos jovens são-dominguenses a importância destas pessoas para a construção da história do nosso município. Além disso, renova o ânimo e a energia dos nossos velhinhos, que se divertem e também aprendem um pouco mais com as crianças e adolescentes, elevando a autoestima destes idosos retratados nas fotografias”, afirma.

A fotografa são-dominguense, Lia Costa, também é parceria do concurso. “Queremos agradecer a parceria importante da Lia Costa, que pelo terceiro ano consecutivo nos apoia nesta ação e ao Conselho dos Idosos, que sempre nos ajuda nas oficinas e na seleção das fotos premiadas. Sem dúvida, as nossas crianças e adolescentes aprendem muito mais que apenas técnicas de fotografia durante a oficina, mas também aprendem sobre respeito, humanização e amizade”, enfatiza Francismara.