Prefeita Eliéze inaugura novo Centro de Saúde do bairro Ari Bortoli

Publicado em 07/10/2019 às 11:50 - Atualizado em 07/10/2019 às 11:50

Nem a chuva impediu a população de prestigiar a inauguração do novo Centro de Saúde do bairro Ari Bortoli, em São Domingos. A prefeita municipal, Eliéze Comachio, acompanhada do deputado federal, Pedro Uczai, e dos deputados estaduais, Luciane Carminatti e Fabiano da Luz, realizaram a entrega oficial da nova unidade a população são-dominguense na tarde deste sábado (05).

A nova unidade de saúde contou com investimento de R$ 797.808,86, sendo R$ 512 mil oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal, Pedro Uczai, e R$ 105.808,86 de contrapartida municipal, além de R$ 180 mil utilizados na aquisição de móveis e equipamentos médicos e ambulatoriais.

O Centro de Saúde do bairro Ari Bortoli possui 378,86 m² de área construída, contando com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, farmácia, sala de observação, triagem, setor administrativo, entre outros. Uma novidade implementada na nova unidade são as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que contam com uma profissional especializada, que irá oferecer terapias como o reike, acupuntura e auriculoterapia através do SUS. E em breve, também serão oferecidos o tratamento através das plantas medicinais, em parceria com o Projeto Plante uma Esperança.

Neste primeiro momento, serão dez profissionais atuando no Centro de Saúde. Para a secretária de saúde, Juliana Dutra do Prado, a nova unidade irá levar a saúde mais perto da população. “Graças a sensibilidade da nossa prefeita Eliéze, o bairro Ari Bortoli, conta agora com uma unidade de saúde ampla, moderna e com equipamentos de última geração. Mais de duas mil pessoas aqui da comunidade serão beneficiadas com o novo Centro de Saúde, que irá atender as famílias ainda mais perto de casa. Parabéns aos  moradores do bairro Ari Bortoli por esta grande conquista e nosso objetivo é continuar cuidado bem da nossa gente, investindo cada vez mais nas políticas públicas de saúde e qualidade de vida”, destaca

A prefeita Eliéze ressaltou os inúmeros investimentos que o Governo Municipal de São Domingos faz na saúde pública. “Todos os anos mais de 25% da receita bruta do município é destinado para a saúde e a cada ano, estamos inovando e melhorando os atendimentos dentro e fora das unidades de saúde, levando a saúde mais perto das pessoas, de forma integral e humanizada. O novo Centro de Saúde do bairro Ari Bortoli está lindo e pronto para receber todos aqueles que precisarem. Sem dúvida, os profissionais que irão atuar aqui irão atender a todos com muito carinho, cuidando do bem mais precioso da nossa gente: a vida”, afirma.

Eliéze ainda salienta que foi preciso muito trabalho e dedicação para que a nova unidade fosse entregue a população. “Neste atual momento, onde o Governo Federal corta os investimentos na saúde, São Domingos vem trabalhando para ampliar e melhorar ainda mais a saúde do nosso povo. Somos a 11ª melhor saúde do estado de Santa Catarina e isto se deve ao trabalho de toda a equipe da secretaria, que se dedica diariamente para atender bem a nossa gente. E como prefeita e trabalhadora da área da saúde, reafirmo o meu compromisso em continuar cuidando bem do nosso povo, garantido assim mais qualidade de vida para a nossa gente”, afirma.