Professores participam de formação continuada sobre BNCC e FUNDEB

Publicado em 05/11/2019 às 17:30 - Atualizado em 05/11/2019 às 17:30

Os professores da rede municipal e estadual de São Domingos participaram na manhã desta segunda-feira (04), de mais uma etapa de formação continuada, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O professor Andre Bertosso, que atua na Secretaria de Educação de Santa Catarina, abordou como deve ser implantado e desenvolvido novo sistema de ensino nas escolas do município, tanto na educação infantil e do ensino fundamental. Os professores também tiveram a oportunidade de construir o planejamento dentro do BNCC.

Durante a tarde, o deputado federal, Pedro Uczai, debateu com os professores de São Domingos, Ipuaçu, Coronel Martins, Bom Jesus e Jupiá, o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e os desafios do financiamento da Educação.

Uczai defende que o fundo seja um programa de estado, por isso a importância de discutir juntamente com os profissionais e gestores da educação.  “Defendo que o FUNDEB seja um programa de Estado e não mais de governo. O problema é que o atual presidente da república, Jair Bolsonaro e o ministro da educação não estão comprometidos com a Educação Básica e não querem garantir na Constituição Federal os investimentos mínimos para que tenhamos uma educação pública melhor”, afirma.

Para a secretária de educação, cultura e esportes, Ivanete Hennerich, é fundamental que os professores estejam preparados para as mudanças que estão sendo propostas para a educação. “A nova BNCC irá nortear o planejamento pedagógico de todas as escolas, por isso os professores precisam estar atentos a estas mudanças e como elas irão afetar o dia a dia das instituições escolares. Também como gestores da educação, temos que lutar para que o FUNDEB seja uma política permanente e que sejam investidos mais recursos na educação. Assim estaremos investindo no futuro das nossas crianças e jovens, o futuro do nosso Brasil”, ressalta.