Governo Municipal inicia projeto de robótica com alunos da Escola Nair Teixeira Morschheiser

Publicado em 07/11/2019 às 09:49 - Atualizado em 07/11/2019 às 10:03

Os alunos do 5º ano da Escola Nair Teixeira Morschheiser de São Domingos iniciaram nesta quarta-feira (06), um projeto de iniciação cientifica de tecnologia e robótica, em parceria com o SESI, de Xanxerê. Ao todo, são 51 alunos que irão todas as quartas-feiras deste mês de novembro até a sede do SESI, em Xanxerê, para participar das oficinas, que tem duração de 1h30 cada.

Durante os encontros, os alunos irão entender como funciona um computador e também montarem a sua própria rede, além de aprenderem a programar e dar vida para um robô, podendo colocar suas ideias em prática usando Lego, Arduíno, Raspberry PI e impressora 3D.

O objetivo do Governo Municipal, através da secretaria de educação, é no próximo ano desenvolver um laboratório de robótica em São Domingos, para que os alunos da rede municipal possam ter acesso à disciplina aqui no município. Nesta primeira etapa, foram investidos aproximadamente R$ 4 mil e os alunos vão até Xanxerê com os novos ônibus adquiridos pela secretaria de educação, de forma segura e sem nenhum custo.

A secretária de educação, Ivanete Hennerich, destaca que cada vez mais a tecnologia esta presente na sala de aula e investir na ampliação e no acesso dos alunos ao conhecimento é investir em São Domingos. “A partir do momento que eles participam da robótica, melhoram a postura em sala de aula. Eles podem por na prática, o que muitas vezes só tem acesso na teoria. Com a robótica, nossos estudantes poderão desenvolver inúmeras habilidades, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio. Além, é claro, de fomentar o empreendedorismo e o crescimento profissional, visto que a área da tecnologia vem crescendo cada vez mais no mercado de trabalho”, ressalta.

Para a prefeita municipal, Eliéze Comachio, que acompanhou o primeiro dia de oficina dos alunos, é um prazer poder oferecer o acesso amplo ao conhecimento de forma gratuita e com qualidade aos alunos de São Domingos. “Investir em educação nunca é demais. Atualmente, vemos inúmeros cortes acontecendo, inclusive nas bolsas de iniciação cientifica e pesquisa nas universidades brasileiras. E aqui em São Domingos, estamos investindo cada vez mais. Tudo isso, para que todos os nossos estudantes tenham acesso ao que tem de melhor, garantindo a todos, de forma igualitária, oportunidades de crescimento e conhecimento”, afirma.