Novembro Azul bate recorde de atendimento para público masculino em São Domingos

Publicado em 29/11/2019 às 15:20 - Atualizado em 29/11/2019 às 15:20

Os homens são-dominguenses mostraram que também sabem cuidar da saúde. Neste mês, durante a campanha do Novembro Azul, mais de 500 homens procuraram o atendimento nas unidades de saúde, o que representa um aumento de mais de 133% na procura em comparação ao mesmo período do ano passado.

Além do exame de PSA, que possibilita o rastreamento do câncer de próstata, também foram oferecidos exames rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C, cálculo do IMC, aferição da pressão arterial e oxigênio no sangue e guias de check-up para os exames de urina, hemograma completo, glicemia, TGO e TGP, triglicerídeos, colesterol total e frações.

Os atendimentos foram realizados todas as terças, quartas e quintas-feiras nas unidades básicas de saúde no período noturno, facilitando o acesso dos pacientes fora do horário de trabalho. Para a secretária de saúde, Juliana Dutra do Prado, o aumento se deve a conscientização do público masculino, devido as constantes campanhas realizadas pela secretaria de saúde. “Os homens são-dominguenses estão de parabéns. O cuidado com a saúde é algo primordial para evitar e prevenir inúmeras doenças, inclusive o câncer de próstata, que é o câncer que mais acomete o público masculino”, explica.

Juliana destaca ainda que foram oferecidos diversos exames que garantem a avaliação como um todo da saúde dos homens. “O cuidado com a saúde deve ser periódico, por isto desenvolvemos anualmente uma programação especial no Novembro Azul, não olhando apenas para o câncer de próstata, mas oferecendo um atendimento amplo e integral com a saúde, desde o peso, pressão arterial, doenças sexualmente transmissíveis. Tudo isso, para garantir que os homens do nosso município estejam bem e vivam ainda mais”, salienta.

E dando continuidade as campanhas de conscientização, o Governo Municipal irá lançar neste próximo mês, a campanha do Dezembro Vermelho, que trata do combate e prevenção da AIDS, visto que o HIV não tem cura e pode ser prevenida de forma simples.