Governo entrega obra da UADAAF a comunidade

Publicado em 13/01/2020 às 15:54 - Atualizado em 13/01/2020 às 16:24

O Governo Municipal e a Secretaria de Agricultura entregou oficialmente na manhã do último sábado (11) a Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) e o caminhão câmara-fria, a Cooper São Domingos, cooperativa que venceu o processo licitatório para gestão da unidade. O ato contou com a presença da prefeita Eliéze, vice Gilmar Marmentini, vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, imprensa e a comunidade em geral.

A Unidade de Apoio e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) é um projeto inovador, que prevê a valorização da agricultura familiar e camponesa, através do beneficiamento dos produtos e alimentos produzidos pelos agricultores são-dominguenses.

A obra possui 338,25m² e conta com espaço para armazenar, acondicionar, resfriar e organizar os alimentos da agricultura familiar, facilitando o comércio e a distribuição dos mesmos. Além disso, a UADAAF conta com uma cozinha experimental, onde poderão ser desenvolvidos cursos e formações sobre alimentação limpa e saudável, garantindo mais conhecimento e capacitação para os agricultores do município.

Ao todo, foram investidos R$ 530.217,76 na obra e na aquisição de equipamentos, como despolpadeira, balanças de precisão, utensílios de cozinha, fogões industriais, seladora, pallets, entre outros. Que poderão ser utilizados no beneficiamento e armazenamento dos alimentos, além de duas câmaras frias que garantirão o acondicionamento correto dos produtos até a expedição.

Também foi adquirido um caminhão câmara-fria no valor de R$ 156.600,00, que irá garantir o transporte adequado dos alimentos que saem das propriedades para o beneficiamento, como os que serão comercializados dentro e fora do municipio.

A UADAAF é um patrimonio dos agricultores de São Domingos e através de processo licitatório passará a ser gerida pela Cooper São Domingos. Desde a conclusão da obra, o Governo Municipal conversou com a população, especialmente com os agricultores, sobre a melhor forma de funcionamento da unidade, promovendo reuniões e audiências públicas.

O objetivo é que a UADAAF se torne uma agroindústria são-dominguense e seja uma referência no beneficiamento dos alimentos da agricultura familiar e camponesa, garantindo mais emprego e renda para as famílias do campo e da cidade e sendo um espaço de valorização da alimentação saudável e de qualidade de vida. Para a prefeita Eliéze Comachio o espaço é mais uma oportunidade de crescimento para o nosso agricultor. Durante o sábado também foi realizado no local a feira do projeto “Mulheres em campo” que foi desenvolvido em parceria com o SENAR em 2019. “Quero que esse espaço seja útil para toda a comunidade e estou lançando um desafio para que essa feira seja realizada pelo menos uma vez por mês nesse local para que a população dos bairros mais próximos tenha a oportunidade de comprar os produtos mais perto de suas casas”, destaca Eliéze.

O presidente da Cooper São Domingos Vianei Meotti lembrou de todos os desafios que a Cooper enfrentou até agora e que espera que esse seja um novo marco na sua história.