Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

SAÚDE
Morte de primatas na região alerta para vacinação contra Febre Amarela

Publicado em 14/12/2020 às 17:09 - Atualizado em 14/12/2020 às 17:09

A Secretaria de Saúde de São Domingos recebeu da Vigilância Epidemiológica da Agência de Saúde de Xanxerê um alerta quanto ao risco de transmissão de febre amarela na região.

O falto se deve as várias mortes de primatas não-humanos registradas em Abelardo Luz, que faz divisa territorial com nosso município.

Segundo a secretária de saúde, Juliana Dutra do Prado todos os moradores devem verificar se possuem a vacina, ou procurar uma unidade de saúde com a Sala levando sua carteira de vacinação que as profissionais analisam e realizam a aplicação, se necessário.

“Além disso, pedimos que avisem imediatamente a secretaria de Saúde se encontrarem algum macaco morto, pois os macacos são sempre as primeiras vítimas desta doença”, explica.

Juliana ressalta que não são os macacos que proliferam a doença, mas sim, os mosquitos fêmeas silvestres dos gêneros Haemagogus e/ou Sabethes. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus. E devido a rápida proliferação, cerca de 3 a 5 km por dia de dispersão, a vacinação e prevenção deve ser intensificada.