Macaco encontrado morto negativa para febre amarela

UTILIDADE PÚBLICA Publicado em 15/09/2020 às 14:36 - Atualizado em 15/09/2020 às 14:36

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de São Domingos recebeu os resultados dos exames de febre amarela realizados no macaco que foi encontrado morto na Linha Cascata há alguns meses.

A coleta do material (vísceras) para o exame foi realizada por profissionais da regional de saúde e foram enviadas para um laboratório especializado em análise.

Os resultados recebidos mostram que o macaco negativou para a febre amarela.

Vale ressaltar que os animais não transmitem a doença, mas sim, funcionam como sentinelas, pois se contaminados adoecem e morrem, emitindo um alerta para a saúde.

No ambiente Silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

De segunda à sexta-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Rua Getulio Vargas, 750 - Centro

Telefones: